Obanajé

Na encruzilhada da linguagem musical da cultura de raiz brasileira com o universo do blues e do jazz está Obanajé, um grupo que atua na fusão destas influências para criar um “gênero” que já colou como apelido da banda e nome do primeiro álbum, o Macumblues.

Idealizado por Luiz Ebu e Tito Galembeck, em 2017 na cidade de São Paulo, Brasil, iniciou sua jornada com apresentações no 1º Festival de Blues The Orleans 2017, organizado pelo site Hoje é Dia de Blues, também se apresentou no Festival Satyrianas 2017 e em eventos que promovem a cultura africana, como a Expo Afro Brasil 2017 e Afro Leste 2017. De lá para cá já tocou em Sescs, casas de blues e jazz, bares de música alternativa, teatros e até nas ruas da cidade de São Paulo. Atualmente o grupo está realizando os shows do primeiro disco lançado em Agosto de 2019 o Macumblues, gravado por Caio Torrezan (atualmente músico atuante no grupo) em parceria com a produtora Play It Again e participação especial do grupo A Quatro Vozes em Trio.

o show

Obanajé explora as variedades do antigo ao contemporâneo, do elaborado ao popular, do clássico a improvisação. É isto que o mesmo mostra nos shows do disco Macumblues

Em pouco mais de uma hora de duração, através de composições autorais, o grupo reproduz a ritualística das culturas ancestrais propostas, com muito respeito, tradição e inovação. O resultado é uma sonoridade marcada por canções autorais acompanhadas de um violão elétrico com todo o peso de uma guitarra slide, unido ao set de percussão no formato de bateria, com instrumentos de diversas culturas (Atabaque, Alfaia, Batá, Tambor Falante, Pandeiro, Caxixi, Agogô e elementos de Bateria Acústica)

FOTOS

Por: Jairo Lávia